IMG-20190130-WA0015

Grupo de teatro leva a palavra de Deus através da arte

“A gente quer transformar vidas. Isso é o maior desejo de quem está fazendo a obra, ser usado por Deus para mudar a história das pessoas. Ver o respaldo das pessoas, que elas foram tocadas e entenderam a mensagem é a recompensa.” É assim que Juan Ricardo Caldeira, integrante do Teatro IAUC define a missão desse departamento que vem crescendo e alcançando cada vez mais vidas através da arte.

Presente desde a fundação da nossa Igreja, o departamento de teatro, que hoje conta com cerca de10 peças montadas, funciona como uma forma de evangelizar pessoas, principalmente nos Encontros. O líder do grupo, Jéfferson Ferreira, explica que principalmente nas peças de encontro, o objetivo é sempre colocar Deus como o caminho da vida. “A ideia é justamente mostrar situações de dificuldade, de sofrimento, de usuários de drogas, abusos, falta de amor, feridas na alma para que as pessoas possam perceber que passaram por isso ou que estão passando por isso e que Deus tem um plano perfeito para cada um. Muitas vezes as pessoas não enxergam saída para aquilo e quando Deus vem, é pra curar e amar. Ele é a saída”, ressalta.

Além disso, o teatro ilustra a palavra de Deus e chama a atenção justamente por esse formato artístico. “Ali estamos tratando situações reais de maneira fictícia, com brincadeiras ou trazendo algo do passado, mas sempre tentando mostrar a realidade espiritual ou uma realidade que as pessoas não conseguem enxergar. É didático, faz as pessoas entenderem mais facilmente e ajuda a fixar melhor a mensagem. O visual, a atuação, cenário, tudo isso prende mais a atenção das pessoas.”, relata Juan Ricardo.

O amor de Deus é a principal mensagem. Por isso, o grupo conta com o apoio da Intercessão, faz consagrações e é cuidadoso ao lidar com o mundo espiritual. “Procuramos nos preparar não só na parte técnica, mas na parte espiritual principalmente. Às vezes oramos e nos consagramos mais do que ensaiamos. É preciso estar firme com Deus, estar revestido de poder para descortinar o mundo espiritual.”, explica Jéfferson.

Para esse ano, o Departamento espera estar em mais projetos, se capacitar tecnicamente e intensificar as consagrações. “O grupo cresceu em forma numérica e técnica. Estamos com uma equipe muito forte. Isso vai dar uma alavancada no grupo, mas sempre na dependência de Deus. Isso nunca vamos perder. Mesmo com uma galera da parte técnica mais forte”, conta o líder do grupo de teatro. O grupo também busca por mais apresentações nas Igrejas, além das que acontecem nos cultos especiais de Pentecostes, Tabernáculos e em Conferências.

Outro ponto relevante do Teatro IAUC é a inclusão de membros das Igrejas filhas nos projetos. Procura-se inserir os membros de Caxias, Xerém e Barra nas peças para que todos estejam em Unidade. Ademais, as peças são levadas para apresentação nessas Igrejas, fortalecendo a união do corpo de Cristo.

Planeja-se também a realização de oficinas práticas e palestras sobre temas específicos como evangelismo, adoração e libertação. A primeira do ano será realizada neste sábado, dia 2 de fevereiro. O Workshop de Artes será ministrado pelo membro Sérgio Machado, na qual haverá oficinas de dança, teatro e circo. As aulas serão realizadas em dois horários, às 7h30 e às 13h30. Para se inscrever basta procurar os líderes Jéfferson Ferreira e Érika Ferreira.

Texto: Beatriz Puente

Fotos: Divulgação